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De todas as mudanças promovidas pela internet no mercado do século 21, uma que me parece mais relevante é a maneira como as marcas e o público se relacionam e comunicam. Pois, nunca na história da sociedade moderna o consumidor (de produtos, serviços e qualificação) influenciou tanto as decisões e ações das marcas, que consequentemente também influencia o mercado com um todo em quase todos os setores.

Se antes as mídias de massa (tv, rádio, jornal e etc) tinham um grande percentual na influencia das decisões do público em relação ao que consumir, atualmente, o que mais influencia a essa decisão é exatamente a opinião de outros consumidores que já tiveram algum tipo de experiência com uma marca específica. Ou seja, a internet deu ao público um amplo poder de comunicação/pesquisa, especialmente depois das redes sociais, colocando-o como elemento central a em qualquer planejamento de marketing e, fazendo as marcas reverem a maneira como se comunicam com ele.

E isso vem ficando cada vez mais evidente nos dias de hoje, quando vemos marcas líderes de mercado fazendo exatamente isso: Colocando o consumidor como foco, e viabilizando uma interação de qualidade com o mesmo, especialmente pelas mídias digitais.

Temos cases muito interessantes que exemplificam isso, e vou citar dois deles que ganharam grande repercussão (viralizaram) nas redes sociais, e a aprovação do público, que “positivou” a atitude das marcas.

Case: Banco Santander x Banco Itaú

Em 19/09/13 um usuário chamado Vyktor Berrie (@vyktorb) havia decidido abrir uma conta bancária, e ainda estava em dúvida entre dois bancos, que tinham condições muito similares, sendo eles, o Santanter e o Itaú.

Para chegar ao uma decisão, Vyktor fez uma proposta muito criativa para esses marcas, no perfil do Twitter de cada uma. Ele sugeriu um duelo de rimas entre os bancos, dizendo que aquele que fizesse as rimas mais interessantes, teria a sua conta bancária.

Algumas marcas mais conservadoras provavelmente ignorariam essa “brincadeira”, porém não foi o que os dois bancos fizeram, deixando claro que estão bem “antenados” sobre esta nova maneira de lidar com o consumidor. E com muito bom humor e criatividade, entraram na brincadeira. O resultado? Publicidade gratuita e aumento da reputação, pois, a ação “viralizou” nas redes sociais e ficou famosa na internet brasileira. Vejamos como foi esse duelo:

Case: Netshoes x Centauros

Esse foi mais recente, ocorrido em 09/05/2014. O usuário Pedro Tessarolo (@pedrotrl) queria comprar um tênis e viu que o preço do modelo desejado era o mesmo em duas redes do segmento de produtos esportivos, a Netshoes e Centauro. Para tomar a sua decisão, Pedro foi ao perfil do Twitter dessas duas marcas famosas e propôs um desconto para efetivar sua compra.

Começou assim um verdadeiro duelo entre elas, pela preferência do consumidor, que acabou ganhando grande audiência e ficando eternizado na internet brasileira. Vamos acompanhar como aconteceu:

Esses cases são excelentes exemplos de ações que levam em consideração esse novo mercado digital. E essas ações devem ir bem além do Twitter, pois, muitos são os canais de comunicação digital atualmente disponíveis, e com grande potencial de “viralização” positiva, ou de derrubar a reputação de uma marca. Por exemplo, imagine que um desses bancos não estivesse “antenado” e ignorasse a interação do usuário no Twitter. Teria um grande potencial de gerar uma repercussão negativa para este banco, o que pode ser aplicado a praticamente todos os setores, incluindo o do ensino superior.

Por isso, é imprescindível que as marcas que ainda não consideram este aspecto, mas almejam permanecer competitivas, revejam as estratégias de marketing, assim como a postura e a maneira que estão se relacionando com o seu público, que por força dessas mudanças, está cada vez mais informado e exigente.

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